A Bichectomia é um procedimento cirúrgico em que se remove uma das várias porções de gordura encapsulada da face, a Bola de Bichat. Essa estrutura anatômica tem como principal função evitar o colapso entre os músculos masseter e bucinador muito recrutados, entre outras funções, na amamentação, durante a fase neonatal.
A cirurgia para retirada da Bola de Bichat tem se tornado cada vez mais popular, com grande procura nos consultórios odontológicos, depois que famosos apareceram na mídia com seus rostos mais delgados, dando a ideia de que a bichectomia é um procedimento exclusivamente estético.
No entanto, há a indicação da bichectomia em pacientes que mordem as bochechas com frequência, portanto sua indicação também pode ser funcional.
Como consequência da cirurgia, a parte baixa do rosto se torna mais fina, deixando o rosto mais harmônico e atraente, causando o chamado “efeito blush”, ou seja, maçãs do rosto mais proeminentes e rosto mais fino e delicado.
A remoção da Bola de Bichat também impede que, ao longo da vida, marcas de expressão apareçam no terço inferior da face, melhorando o aspecto caído (bochechas de buldogue), bigode chinês e rugas periorais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa massa de gordura tem apenas a função de preenchimento e não de sustentação, diferente de outras gorduras da face que, quando reabsorvidas ao longo da vida, podem causar o envelhecimento.
É importante uma criteriosa avaliação por parte dos profissionais, pois muitos pacientes procuram a cirurgia por acharem suas bochechas proeminentes. No entanto, muitas vezes, o responsável pelo rosto largo é a hipertrofia do músculo masseter e, nesses casos, o protocolo de tratamento é outro, podendo ou não ser associado com a bichectomia.
Admitindo que o paciente respeite o protocolo de cuidados pós-operatórios, a recuperação costuma ser rápida e pouco dolorosa, permitindo voltar às atividades normais em poucos dias.
Os resultados começam a ser notados a partir do primeiro mês da intervenção, atingindo uma estabilidade anatômica em período variável entre 3 e 6 meses.