Possíveis causas da Dor de Dente

Possíveis causas da Dor de Dente

As dores dentais têm muitas causas, desde uma doença das gengivas, até o apertamento mandibular, mas a sensibilidade da raiz do dente também pode acarretar dor dental.

A raiz dental abrange as das terceiras partes inferiores do dente, e normalmente se encontra enterrada no osso da mandíbula. Quando se desenvolve uma doença das gengivas, as bactérias ocasionadoras da doença também podem dissolver osso que envolve a raiz do dente. A combinação de osso dissolvido e gengivas retraídas pode fazer com que fique exposta uma maior parte da raiz, e sem a proteção de umas gengivas sadias e um osso saudável, a raiz, usualmente, fica sensível ao calor, ao frio e a os alimentos ácidos. Em alguns casos, a sensibilidade é tão aguda que o paciente tende a evitar os alimentos quentes, frios ou ácidos.

Se a exposição da raiz não for tão severa, experimente um creme dental especial formulado para dentes sensíveis, que contem flúor e outros minerais.  O flúor e os minerais ajudam no fortalecimento da raiz exposta e na redução da sensibilidade.

A melhor forma de tratar a sensibilidade da raiz e prevenir a doença das gengivas é seguir um programa de cuidado bucal de escovação duas vezes por dia e uso diário do fio dental. Experimente uma escova dental com cerdas suaves para evitar a irritação de suas gengivas, o qual pode aumentar o risco de exposição sensibilidade da raiz.

Fonte: Adaptação/Oral-B

WhatsApp chat